Noites de Gala Ao Vivo

 

Gravado em outubro de 2008, o CD finaliza o ciclo do projeto NOITES DE GALA, SAMBA NA RUA, após um ano de turnê que passou por todas as regiões do Brasil.

Quando lançamos o DVD deste trabalho, já havia na Biscoito Fino a intenção de que, junto com ele, lançássemos o CD ao vivo.

Inicialmente, eu me opus a esta ideia porque quando o DVD foi gravado, (em março de 2008) não havia mudado quase nada da nossa performance em relação ao CD gravado em estúdio. Éramos o mesmo grupo, tocando as mesmas músicas com os mesmos arranjos. Achei que não fazia sentido lançar um produto tão parecido com o já lançado no ano anterior.

Entre abril e novembro de 2008, nós realizamos o sonho de fazer uma turnê brasileira que percorreu 21 cidades passando por todas as regiões do país. Para mim, era a realização de um sonho antigo o de poder, pela primeira vez, levar um mesmo espetáculo com sua equipe técnica e parte do equipamento, por tantas cidades durante quase um ano.

Com mais de 10 anos de carreira, tive a oportunidade de fazer uma espécie de “mapeamento” de um público que vem sendo formado de forma gradual, fora da grande exposição comercial. E o que me surpreendeu sobremaneira foi o fato de o meu trabalho ter um público formado em muitas cidades, onde não tinha ido até então, de forma espontânea e com muita identificação. O Brasil, que é tão grande e de difícil comunicação (fora do alcance unilateral da televisão), ficou mais próximo através disso e me senti, mais do que nunca, uma artista do país e não da região sudeste, onde nasci e moro e onde mais trabalho.

Ao desenharmos a turnê, passamos pelos mais lindos teatros de cada cidade, salas históricas onde artistas e público se sentem felizes por estarem ali, visitamos as cidades, conhecemos pessoas e lugares e, assim como o espetáculo, nós próprios tivemos condições de “unificar” o Brasil por meio dessas viagens.

Quando voltamos a São Paulo, nos dias 1, 2, 3, 4 e 5 outubro de 2008, no Teatro Fecap, o show que fazíamos tinha ganhado mudanças musicais consideráveis. Já tínhamos feito mais de 80 shows em teatros diversos e os arranjos foram incorporando outras nuances, novidades e mais propriedade musical, além de termos incluído a música FLOR DA IDADE ao repertório. Como uma comida que é cozida lentamente em forno a lenha, o show ganhou este gosto de bem feito, que somente a prática e o tempo podem proporcionar.

Por sorte nossa, o show do dia 3 de outubro foi gravado e, por mais sorte ainda, ele estava bastante bom, sem muitos reparos a serem feitos, muito musical e refletindo exatamente esta nossa sensação de que o trabalho ganhou musicalidade com a turnê, as viagens, as repetições, o público diverso e os teatros variados. Quando escutei este show gravado, tive finalmente, a vontade que ele fosse lançado para que o ciclo do projeto ficasse completo e que a gente pudesse ter o registro compartilhado da turnê e do amadurecimento do show.

Agradeço aos músicos do Pau Brasil pela parceria, a toda a nossa equipe que desenhou e trabalhou com seriedade e amor pelo sucesso da turnê, aos produtores locais e imprensa de cada cidade por onde passamos, ao patrocinador da turnê Bradesco Prime, ao teatro Fecap pelo espaço que adoramos e por terem gravado este material e a gravadora Biscoito Fino que tem me dado suporte, apoio e projetos lindos.

Muito obrigada a todos,

Mônica Salmaso