Biografia

 

Nascida em São Paulo em 1971, Mônica Salmaso começou sua carreira na peça “O Concílio do Amor” dirigida pelo premiado diretor Gabriel Villela em 1989.

Em 1995, gravou o cd AFRO-SAMBAS, um duo de voz e violão arranjado e produzido pelo violonista Paulo Bellinati, contendo todos os afro-sambas compostos por Baden Powell e Vinícius de Moraes.

Foi indicada para o Prêmio Sharp – 1997 como Revelação na categoria MPB.

Lançou, em 1998, seu segundo cd TRAMPOLIM pelo selo Pau Brasil. Em 1999, foi vencedora do Segundo Prêmio Visa MPB – Edição Vocal, pelo juri e aclamação popular; Gravou, pela Eldorado seu terceiro cd VOADEIRA e foi ganhadora do prestigioso Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Foi a convidada especial de uma das noites do Heineken Concerts em 2000.

Os cds TRAMPOLIM e VOADEIRA foram lançados em países da Europa, no Japão, nos Estados Unidos, Canadá e México. Tendo assinado um contrato com a gravadora Biscoito Fino, lançou seu quarto cd IAIÁ em 2004.

Participou com destaque cantando no filme “Vinícius” sobre a vida e obra de Vinícius de Moraes, dirigido por Miguel Faria Jr.

Participou do cd “Carioca” de Chico Buarque cantando a música “Imagina” de Chico Buarque e Tom Jobim; e do cd “Tantas Marés” de Edu Lobo, cantando a música “Primeira Cantiga” de Edu Lobo e Paulo César Pinheiro.

Lançou em 2007 seu quinto cd NOITES DE GALA, SAMBA NA RUA com músicas de Chico Buarque e participacão especial do grupo Pau Brasil. O mesmo trabalho gerou um DVD e um cd ao vivo lançados em 2008.

Em 2011, lançou o cd ALMA LÍRICA BRASILEIRA em trio os músicos Teco Cardoso (sopros) e Nelson Ayres (piano) pela gravadora Biscoito Fino. Com este concerto, se apresentou em Lisboa Paris e em Bruxelas (as duas últimas cidades e convite das embaixadas brasileiras), além das principais capitais do Brasil.

Participou das trilhas do Grupo Corpo OCORPO composta por Arnaldo Antunes em 2000 e SEM MIM composta por José Miguel Wisnik e Carlos Nuñes em 2011.

Em 2012, ganhou o 23º Prêmio da Musica Brasileira como melhor cantora com o cd ALMA LÍRICA BRASILEIRA.

Também em 2012 foi gravado no teatro Alfa, em São Paulo, o dvd ALMA LÍRICA BRASILEIRA, dirigido por Walter Carvalho, ganhador do 24º Prêmio da Musica Brasileira em 2013 como melhor DVD de música.

Em 2014 lançou o cd CORPO DE BAILE somente sobre a parceria dos compositores Guinga e Paulo César Pinheiro. 

Em 2015 e 2016 realizou uma turnê pelo Brasil com o espetáculo CORPO DE BAILE com cenografia de Walter Carvalho.

Em 2017, lançou o cd CAIPIRA também pela gravadora Biscoito Fino. Em 2018 ganhou, com este trabalho o 29º Prêmio da Musica Brasileira como melhor cantora e melhor cd na categoria Regional.

Lançou em novembro de 2018, pelo Selo Sesc, o dvd do trabalho CORPO DE BAILE, gravado durante a turnê e dirigido por Walter Carvalho.

Em 2019, lançou em Portugal, em parceria com José Pedro Gil, Nelson Ayres, Teco Cardoso e Emanuel de Andrade o vinil ESTRADA BRANCA, um tributo a Vinicius de Moraes e José Afonso. No mesmo ano, gravou JAPAN TOUR durante uma turnê com Guinga, Teco Cardoso e Nailor Proveta, no Japão. Ambos álbuns foram lançados no Brasil, em cds e em plataformas digitais, pela gravadora Biscoito Fino, em 2021.

Desde 2020, durante a pandemia de Covid-19, criou o projeto Ô DE CASAS com mais de 170 encontros virtuais com outros artistas, músicos e compositores brasileiros e estrangeiros publicados no Instagram, Facebook e Youtube.

Em 2022 lançou pela gravadora Biscoito Fino o cd CANTO SEDUTOR, gravado em outubro de 2021, junto com o compositor, arranjador, violonista e cantor Dori Caymmi. O cd teve produção musical de Teco Cardoso.

Convidada por Chico Buarque, participará da próxima Turnê do compositor “Que Tal Um Samba?” 2022/2023 pelo Brasil e exterior.

 

Ver depoimentos

… é a melhor voz que ouço nos últimos anos.

Edu Lobo

… voz quente e ampla, segura nas várias regiões. É uma das revelações vocais femininas dos anos 90.

Mauro Dias O Estado de São Paulo

Uma moça poderosa…. Ela tem um timbre lindo. Sabe tudo de música.

Leny Andrade

Quando a ouvi fiquei imediatamente fascinado por aquela voz precisa e poderosa que ia dos graves aos agudos com um timbre lindamente próprio. Sua afinação natural é perfeita e está sempre a serviço do sentimento e seus matizes mais fundos.

José Miguel Wisnik

Um dos instrumentos mais lindos do mundo é a voz de Mônica Salmaso.

Arthur Nestrovski Folha de São Paulo 1 maio 2004

A paulistana é uma das melhores vozes da MPB e tem feito discos à sua altura.

Antonio C. Miguel O Globo 14 dez 1999

Salmaso comes from a theatrical background and her various recording projects seem to indicate that she’s more of a neo-traditionalist singer than anything else. Her voice is a fluent and beautifully colored instrument.

Philip Van Vleck

… uma das melhores vozes surgidas nos últimos tempos.

Luis Antônio Giron

She is the most pure singer in Brazil today.(…) Listen to the tonal pattern of her vocal, and you’ll realize she is the most intriguing instrumental soloist on this tune.

PVV Billboard Magazine 4 dez 2004

Salmaso’s voice is one of the most attractive to arrive from Brazil in recent memory. But beyond her wide vocal range and warm, velvety timbre, she also worked within musical settings that were filled with subtle creative aspects. (…) She is an artist to be watched, one with extraordinary potential.

Don Heckman The LA Times 10 set 2002

Monica Salmaso has a gorgeous, quintessentially Brazilian voice: quietly lustrous and sustained, suffusing each liquid note with languid secrets.

Jon Pareles New York Times 15 jan 2002

Salmaso does have an exquisite instrument, a stimulating, acutely precise natural voice with a wide range and huge timbric palette that emits effortlessly. Her vocal style has been admired for its purity of tone, perfect intonation, instrumental concept, and highly refined sense of harmonic climax by some of the most important names in Brazilian music.

Bruce Gilman journalist from "Brazzil September 1999 Music", USA

Ela é uma estilista, de timbre grave e pessoal com repertório delicadamente colhido… impecável.

Hugo Suckman O Globo 7 dez 1999

Monica Salmaso’s ‘Trampolim’ (Blue Jackel) is pensive pop as only Brazilians can make it. Her breathy, melting voice is set against just a handful of instruments at a time, making the melodies seem even more cherished.

Jon Pareles New York Times 4 fev 2000

A longtime champion of Brazil’s rich musical culture, Salmaso has garnered rave reviews from those lucky enough to catch one of her infrequent U.S. gigs. Her latest solo CD captures the passion, elegance, and feel of her best live shows.

Ellen Collison hemispherical.blogspot.com