Estrada Branca
O álbum Estrada Branca promove o encontro das vozes de Mônica Salmaso e do músico e cantor português José Pedro Gil, em torno da obra dos compositores Vinícius de Moraes e José Afonso, dois dos mais importantes compositores do Brasil e de Portugal. Além do álbum (que chega agora ao Brasil via Biscoito Fino em versão digital e no formato de CD físico), Mônica Salmaso e José Pedro Gil fizeram apresentações no Porto, em Sintra e em Lisboa, em Portugal. João Pedro Gil participou de projetos de vários artistas, como Maria João, Carminho, Pedro Jóia e Ney Matogrosso.
A origem de Estrada Branca está na participação de Mônica Salmaso no disco “Outro tempo, José Afonso”, que José Pedro Gil lançou em 2015. Foi naquele momento que os dois artistas decidiram convidar o escritor português Carlos Tê para a dramaturgia de um novo espetáculo que entrelaçasse as obras de José Afonso e Vinicius de Moraes.
Além de Mônica e José Pedro, Estrada Branca (originalmente lançado em 2019, em Portugal) foi concebido por Emanuel de Andrade, Teco Cardoso, Nelson Ayres e Carlos Tê. Emanuel, Teco Cardoso e Nelson Ayres assinam ainda a direção musical. À improbabilidade inicial de convivência entre as canções de Vinícius e José Afonso, sucedeu-se uma sensação de familiaridade capaz de aproximar com maestria as culturas.